A verdade deve ser dita!!

"Sim, é verdade! Não o mando dizer por ninguém....a mana do Toino Marceneiro, até com os irmãos Casquinha andou ela pregando cambalhotas!!........
P.S. Não digam que fui eu que disse. Gosto de lidar bem com toda a gente, assim é que é bonito...."

Serafim, in Estórias do Serafim

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Eu sei TODA a verdade!!

- Sabes o que eu descobri ? - disse o Pedrinho empolgado - Todos os adultos têm um segredo e nós podemo-nos aproveitar disso ...
- Como assim? - perguntou o Joãozinho.
- É só a gente chegar a algum adulto e dizer: "Eu sei de toda a verdade". Pronto! Eles dão dinheiro à gente, doces, qualquer coisa..
O Joãozinho ficou muito empolgado com a ideia e foi pra casa. Encontrou a mãe, colocou o plano em prática:
- Mãe... Eu sei de toda a verdade!
A mãe ficou atordoada, deu cinco euros ao garoto e disse:
- Pelo amor de Deus! Não digas nada ao teu pai!
O Joãozinho não via a hora do seu pai chegar do trabalho. Quando ele apareceu à porta, Joãozinho já foi dizendo:
- Pai... Eu sei de toda a verdade!
- Toma aqui dez euros, filho! Mas não contes nada à tua mãe, tá bem?
Radiante com a possibilidade de ficar rico com essa táctica, o Joãozinho foi para rua fazer fortuna. A primeira pessoa que ele viu foi o carteiro. E disse-lhe logo:
- Eu sei de toda a verdade!
O carteiro deixou a bolsa cheia de cartas cair no chão, ajoelhou-se e disse:
- Então dá cá um abraço, filhão!!!

Mesmo que a Verdade seja Mentira devemos dizê-la?
Podemos até conseguir ganhar uns trocos mas também descobrir um segredo que deveria mesmo continuar segredo!
Filho do carteiro?! Por favor.....

Sem comentários: